Make your own free website on Tripod.com

 


Salvador Dali

Biografia

Salvador Dalí é um dos artistas mais conhecidos do século XX. Nasceu, em 1904, na cidade catalã de Figueres e aí morreu, em 1989. Foi um autêntico showman, e seu rosto moreno, com os olhos espantados e os longos bigodes levantados nas pontas, tornou-se uma espécie de ícone da irreverente arte de vanguarda do século XX.

 

A partir de 1927 aproximou-se cada vez mais do Surrealismo, tendo desenvolvido um método a que chamou "crítico-paranóico", que envolvia várias formas subjetivas de associações de idéias e imagens.
Ainda que suas imagens fossem fantásticas, eram sempre pintadas com uma incrível técnica acadêmica e precisão fotográfica.
Dedicou-se a várias atividades profissionais, mas destacou-se, sem dúvida, como pintor, tendo deixado algumas obras que já se incorporaram ao imaginário da cultura ocidental, como, por exemplo, a pequena tela intitulada A persistência da memória.

Fatos biográficos

1904 - No dia 11 de maio nasce Salvador Dalí, na pequena cidade catalã de Figueres.
1921 - Vai a Madri, onde passa a freqüentar a Escola de Belas-Artes.
Faz amizade com o poeta Federico Garcia Lorca e com o cineasta Luis Buñuel, com quem filmou Um cão andaluz, em 1929.
1925 - Apresenta, em Barcelona, sua primeira exposição, que é elogiada por Pablo Picasso.
1927 - Começa a interessar-se pelo Surrealismo.
1929 - Passa a fazer parte "oficialmente" do grupo dos surrealistas com a ajuda de Gala Éluard, que abandonaria o marido, o poeta Paul Éluard, para viver com o pintor, de quem seria a musa absoluta até o fim da vida.
1936 - Comparece à Exposição Surrealista Internacional de Londres vestindo um escafandro. Sua criatividade e seu gênio excêntrico espantam os próprios surrealistas.
1938 - Fascinado pelas idéias de Freud, visita-o em Londres.
1940 - Com a ocupação nazista da França, Dalí vai para Nova York, nos Estados Unidos, rompendo com os surrealistas. Participa de eventos artísticos e é convidado para fazer palestras. Participa também de roteiros cinematográficos, tendo criado a "seqüência do sonho" no filme Quando fala o coração, de Hitchcock. Na América, Dalí tornou-se uma figura conhecida, e suas extravagâncias renderam-lhe várias críticas e muito dinheiro.
1964 - É agraciado com a Grande Cruz de Isabel, a Católica, a mais alta condecoração da Espanha.
1978 - É eleito para a Academia de Belas-Artes, na França.
1982 - Morre Gala Éluard. Dalí sente-se arrasado.
1989 - Morre em Figueres, no dia 20 de janeiro. É enterrado no Museu Dalí.

 

voltar