Make your own free website on Tripod.com

R O M A N T I S M O

 

O Século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa do final do século XVIII. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se mais complexa. Assim, podemos identificar nesse período vários movimentos que produziram obras de arte segundo diferentes concepções e tendências. Por isso, quando estudamos a arte do século XIX, entramos em contato com movimentos artísticos muito diferentes, como é o caso do Romantismo, do Realismo, do Impressionismo, do Pós-Impressionismo.

O que vamos estudar é o Romantismo , situa-se entre 1820 e 1850.

A Pintura Romântica

  Os pintores Românticos, como Goya, delacroix, Turner e Constable, recuperam o dinamismo e o realismo que os neoclássicos haviam negado. Nos quadros românticos é a composição em diagonal, que sugere instabilidade e3 dinamismo ao observador. A cor é novamente valorizada e os contrastes de claro-escuro reaparecem, produzindo efeitos de dramaticidade.    

    

Goya

Francisco José Goya y Lucientes (1746-1828) trabalhou temas diversos: retratos de personalidades da corte espanhola e de pessoas do povo (A Família Real e A Leiteira de Bordeis), os horrores da guerra (O Colosso), a ação incompreensível de monstros (Saturno devorando um de seus Filhos) e cenas históricas, "Os Fuzileiros de 3 de Maio" representa o fuzilamento, em 3  de maio de 1808, por soldados franceses, de cidadãos espanhóis contrários à ocupação de seu país pelo Imperador Napoleão.

 

Delacroix 

Aos 29 anos, Eugene delacroix (1799-1863) visitou Marrocos como membro da comitiva do embaixador da França, com a missão de documentar os hábitos e costumes das pessoas daquela terra. Relacionada com essa experiência está a tela "A Agitação de Tanger" . Aliás esse tema de multidões agitando-se nas ruas também foi trabalhado por ele no seu quadro mais conhecido: "A Liberdade Guiando o Povo".

 

A Paisagem Romântica

A pintura paisagística já havia se desenvolvido no século XVIII, mas foi no período romântico que ganhou nova força. Caracteriza-se por seu realismo e pela recriação das contínuas modificações das cores da natureza causadas pela luz solar.

Turner

Joseph Mallord William Turner (1775-1851) representou os grandes movimentos da natureza, mas por meio do estudo da luz que a natureza reflete, procurou descrever uma certa atmosfera da paisagem. Exemplos são as telas "O Grande Canal, Veneza e Chuva, Vapor e Velocidade".Turner combina a representação fiel da realidade com sua "atmosfera". Os tons claros, como o amarelo e laranja, são mantidos puros. Em Chuva, Vapor e Velocidade, substituiu a representação dos detalhes pelas formas essenciais da locomotiva e dos trilhos sobre os arcos de um grande viaduto.

 

John Constable

A natureza retratada por Constable (1776-1837) é serena e profundamente ligada aos lugares onde o artista nasceu, cresceu e trabalhou. Muitos elementos de suas paisagens - os moinhos de vento, as barcaças carregadas de cereais - faziam parte da vida cotidiana do artista quando jovem. Um exemplo bastante significativo da pintura paisagística é a tela "A Carroça de Feno".

 

voltar