Make your own free website on Tripod.com

O ROCOCÓ

A arte que se desenvolveu dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, aristocrática e convencional. O Rococó  teve início na França, no século XVIII e difundiu-se por toda Europa. O Termo rococó originou-se da palavra francesa rocaille que em português significa concha.

As cores forte do Barroco foram substituídas por cores suaves e de tom pastel, como o verde-claro e o cor-de-rosa. O rococó deixa de lado os excessos de linhas retorcidas que expressam as emoções humanas e busca formas  mais leves e delicadas. A arte do Rococó refletia os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais.

Arquitetura

Na arquitetura, o estilo rococó manifestou-se principalmente na decoração dos espaços interiores, que se revestiram de abundante e delicada ornamentação. As salas e salões têm forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras e suaves. São exemplos o "Hotel de Soubise" construído por Germain Boffrand e decorado por Nicolas Pineau entre 1736 e1739, e o "Petit Trianom" construído Jaques-Ange Gabriel entre 1762 e1768.

Pintura

Do ponto de vista técnico também ocorrem transformações na pintura. Desaparecem os contrastes radicais de claro-escuro e passam a predominar as tonalidades claras e luminosas. a técnica do pastel passa a ser bastante utilizada. dentre os pintores desse períodos melhores são Watteau e Chardin.

                                                                                        Antoine Watteau (1684-1721) é considerado um verdadeiro mestre da pintura rococó francesa. Seus personagens são joviais e parecem dedicados ao gozo das coisas boas da vida. Sua principal obra, "Embarque para Citera".

  Jean-Baptiste Simeon Chardin (1699-1779). Seus quadros, em vez de apresentarem o mundo fantasioso e frívolo dos cortesões, retratam cenas da vida cotidiana e burguesa da França. A principal característica de Chardin é a sua composição nítida e unificadora de todos os elementos retratados. No quadro "De volta do Mercado" a personagem que chega à sua casa carregada de compras e percebida visualmente pelo espectador de um modo perfeito em relação aos moveis.                                                       

Escultura

Substituiu-se os volumes que indicam o vigor e a energia barroca por linhas suaves e graciosas. A escultura, geralmente procura retratar as pessoas mais importantes da época. são famosas, por exemplo, as esculturas que Jean Antonie Houdon fez retratando Voltaire, Diderot, Rousseau e outros tantos personagens da história francesa e universal.

voltar