Make your own free website on Tripod.com

Barroco

O Barroco na Itália

A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna. a arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. dentre as obras que melhor expressam preocupação da Igreja de revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo final, que Michelangelo pintou na capela Sistina entre os anos de 1536 e 1541.

Origens e características gerais

A Arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Alguns princípios gerais podem ser indicados como características dessa concepção artística: as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência; predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.

 


A Pintura

A disposição dos elementos dos quadros, sempre forma uma composição diagonal, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que significa a expressão de sentimentos. A pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também a do povo simples.

 

Tintoretto
A produção artística de Tintoretto (1515-1549) foi muito grande. Pintou temas:religiosos   "Reencontro do Corpo de São Marcos", mitológicos "Vênus e Vulcano" e   retratos "Jacopo Soranzo".  Os corpos das figuras são mais expressivos do que seus rostos e a luz e a cor têm grande intensidade.

Caravaggio

Caravaggio (1573-1610) não se interessou pela beleza clássica, ao contrário, procurava seus modelos entre os vendedores, os músicos ambulantes, os ciganos, enfim, entre as pessoas do povo. O que melhor  caracteriza a pintura de caravaggio é o modo revolucionário como ele usa a luz. Fundador do estilo luminista, que pode ser observado em a Ceia em  Emaús, Conversão de São Paulo e Deposição de Cristo.

Andrea Pozzo

A pintura barroca desenvolveu-se também nos tetos de igrejas e palácios. Essa pintura, de efeito decorativo, realizou audaciosas composições de perspectiva. Assim foi o trabalho de Andrea Pozzo (1642-1709) realizou para o " teto da igreja de Santo Inácio", em Roma. Essa obra impressiona pelo número de figuras e pela ilusão criada pela perspectiva.

voltar