Make your own free website on Tripod.com

 

IMPRESSIONISMO

      

   O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os pintores impressionistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar constantes alterações que essa luz provoca na natureza.

          As características:

  • A pintura deve registrar as tonalidade que os objetos adquirem ao refletir a luz solar; 

  • As sombras devem ter contornos nítidos; 

  • As contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares; 

  • As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor, mas devem ser puras e dissociadas nos quadros.

 

Os grandes Pintores

A primeira exposição coletiva foi realizada em Paris, em 1874, o público e a crítica reagiram muito mal, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura, entre os expositores estavam "Renoir Degas, Pissarro, Cézanne, Sisley, Monet e Morisot. Só na década seguinte é que começaram a ser compreendidos pela crítica e pelo público.

 

Monet

     A Grande preocupação de Claude Monet (1840-1926) são as pesquisas com a luz solar refletida nos seres humanos e na natureza.O quadro "Mulheres no Jardim" marca início dessa fase em sua pintura. Monet entusiasma-se pela pintura ao ar livre.

Renoir

     Pierre auguste Renoir (1841-1919) foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Exemplo disso é o famoso "Baile no Moulin de la Galette", em que as pessoas movimentam-se numa atmosfera feliz de cores e sorrisos.

Degas

     Apesar de ter feito parte do grupo dos impressionistas, Edgar degas (1834-1917) teve nele um posição muito pessoal. Os ambientes de seus quadros são interiores  e a luz é artificial, sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, apreender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Exemplo disso" Ensaio de Balê, No Palco, Quatro Bailarinas em Cena e O Ensaio."

A Evolução do Impressionismo

 Em 1886 realizou-se a última exposição coletiva do grupo de artistas impressionistas, Participaram dois pintores com uma nova tendência ao movimento: Georges Seurat (1859-1891) e Paul Sinac (1863-135). Seurat, acabou  reduzindo as pinceladas a um sistema de pontos uniformes.Essa técnica foi chamada de Pontilhismo e Divisionismo. Dentro dessa tendência os quadros mais famosos de Seurat são "Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e O Circo"

voltar