Make your own free website on Tripod.com

O  EXPRESSIONISMO

 

Este movimento artístico teve origem em Dresden, Alemanha, entre 1904 e 1905. 

O Expressionismo foi uma reação ao Impressionismo pois procurou expressar  as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Essa tendência já vinha sendo realizada por Van Gogh que procurava  através da cor e da deformação proposital da realidade, fazer com que os seres reais nos revelassem seu mundo interior. 

Além de Van Gogh, o pintor norueguesa Edward Munch (1863-1944) também inspirou o movimento expressionista. Sua obra "O Grito" é um exemplo dos temas que sensibilizaram os artistas. Nela figura humana não apresenta suas linhas reais, mas contorce-se sob o efeito de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água, e a linha diagonal da ponte, conduzem o olhar do observador para a boca da figura que se abre num grito perturbador.

Em "Cinco Mulheres na Rua, tela de Ernest Kirchner, um tema aparentemente ingênuo é tratado de uma forma inquietante. Cinco mulheres vestidas com roupas elegantes parecem imobilizadas numa calçada, observando uma vitrina.

Como podemos notar, os expressionistas são deformadores sistemáticos da realidade, pois desejam expressar com a maior veemência possível seu pessimismo em relação ao mundo. Assim, realizam uma pintura que foge às regras tradicionais de equilíbrio  da composição, da regularidade da forma e da harmonia das cores. Por isso é considerada por alguns como uma pintura feia. Contribui para essa visão negativa a amargura com que às vezes o homem e a natureza são retratados.

voltar